WHITE PAPER - DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS PROVOCADAS POR FÁRMACOS

 
Até aos dias de hoje, a temática das Deficiências Nutricionais induzidas por Fármacos mantém-se uma área pouco estudada.

No processo de cuidados do Doente, as interações fármaco-nutriente não são menos importantes que as interações entre fármacos. Infelizmente, estas interações são menos reconhecidas, identificadas e intervencionadas de forma adequada e atempada, do que as causadas por alimentos.

O aumento da esperança de vida traz consigo um aumento da prevalência de morbilidades, levando a uma maior prescrição e consumo de fármacos, o que acarreta um risco aumentado de efeitos secundários da terapêutica, com impacto no estado nutricional.

É necessário desenvolver estratégias conjuntas (equipas de médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos), com base no conhecimento, experiência e competências destes profissionais, passando por uma educação e sensibilização dos mesmos para as interações de fármacos e nutrientes mais comuns.

Este WhitePaper tem por objetivo ajudar a reconhecer possíveis interações entre fármacos e nutrientes, auxiliando os profissionais de saúde a otimizar ou avaliar, de maneira rápida, as potenciais deficiências nutricionais que um fármaco pode induzir no seu Doente e ajudar a que Instituições de Saúde criem protocolos de abordagem que previnam e/ou mitiguem estas interações.





Este documento deve ser citado: Borges, C.; Sena, N.; Trindade, L; Nogueira, M; Coutinho, M. DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS PROVOCADAS POR FÁRMACOS. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2024. ISBN 978-989-53418-5-6
 


Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!







EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2024 APTFeridas