WHITE PAPER - MATERIAL DE PENSO DA FERIDA CIRÚRGICA

 
É importante assegurar que as Pessoas com Ferida Cirúrgica recebam uma avaliação apropriada, bem como cuidados adequados à sua situação clínica. Estes aspetos devem ser iniciados no período perioperatório e prosseguidos nos cuidados ambulatórios, identificando-se estratégias de vigilância adequadas.

O tratamento de Feridas Cirúrgicas é uma etapa crítica no processo de cicatrização pós-operatória. O uso correto de materiais de penso não só protege a área afetada, como também promove um ambiente ideal para a cicatrização e previne complicações.

Neste documento serão abordadas as complicações mais comuns associadas à Ferida Cirúrgica, os fatores que interferem com a sua cicatrização e os principais materiais utilizados para a cobertura e proteção destas feridas, destacando as suas características, benefícios e aplicações.

Baseados em evidências científicas e boas práticas clínicas, o objetivo é fornecer uma visão abrangente para Profissionais de Saúde, de modo a melhorar os resultados no tratamento de Feridas Cirúrgicas e prevenir complicações, tais como infeções e atraso no processo de cicatrização.





Este documento deve ser citado: Almeida, A.; Moura, A.; Malcato, E. MATERIAL DE PENSO DA FERIDA CIRÚRGICA. Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas 2024. ISBN 978-989-53418-6-3
 


Partilhe e ajude-nos a divulgá-lo!







EvtKey versão 3.0.0.0 | Licenciado a APTFERIDAS | Desenhado e Desenvolvido por EventKey | Copyright 2024 APTFeridas